Quarta, 20 de Outubro de 2021 19:52
83 9.9870-0330
Geral Sertão

Prefeitura de Patos inicia Curso Básico de Libras para profissionais da saúde

O curso é oferecido de forma gratuita, e conta com um total de 52 inscritos entre técnicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, dentistas, educadores físicos, nutricionistas, auxiliares e equipe gestora da saúde.

14/10/2021 12h30 Atualizada há 6 dias
Por: João Luis Gomes Fausto Fonte: Coordecom
Créditos: Imagem Ilustrativa - Acácio Pinheiro/ Agência Brasília
Créditos: Imagem Ilustrativa - Acácio Pinheiro/ Agência Brasília

Buscando promover uma maior inclusão e ampliar o acesso da pessoa surda aos serviços de saúde do município, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na noite desta quarta-feira (13) o Curso Básico de Libras para profissionais da saúde. A iniciativa conta com a parceria da Gerência de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde.

 

O curso é oferecido de forma gratuita, e conta com um total de 52 inscritos entre técnicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, dentistas, educadores físicos, nutricionistas, auxiliares e equipe gestora da saúde.

 

De acordo com a professora de Libras e ministrante do curso, Semônica Silva, o curso vem para pôr em prática as leis já existentes que garantem o acesso pleno da pessoa surda a todos os serviços públicos de saúde.

 

“Nós tivemos a preocupação de que o surdo ele tenha o tratamento humanizado como os demais cidadãos ouvintes têm. Nós somos maioria linguística, somos ouvintes e temos um atendimento onde conseguimos repassar o que temos para o profissional da saúde, e ele entende, o que nos proporciona um atendimento pleno e seguro, e acesso a um diagnóstico correto. E para que haja igualdade e equidade, as pessoas surdas merecem o mesmo tratamento, então para que elas sejam tratadas é preciso que haja pessoas que saibam se comunicar com elas, que conheçam a língua, as peculiaridades, para que eles possam saber como tratá-las e como interagir com elas,” enfatizou a professora.

 

Ainda segundo Semônica, o curso acontecerá de forma dinâmica, onde além de aprender a forma vocabular da Libras, o profissional irá participar de simulações de situações cotidianas para que saiba interagir com o paciente surdo desde o primeiro contato.

 

“Nós vamos interagir com toda uma dinâmica, com oficinas. Vamos trabalhar a parte vocabular, não vamos trabalhar palavras soltas, mas vamos trabalhar no sentido de fazer encenações de como seria o atendimento desde a chegada do paciente surdo na sala de triagem até o atendimento final do médico ou do profissional de saúde. Queremos trabalhar no contexto de fazer com que a pessoa surda ela tenha de fato e de direito um atendimento pleno dentro da saúde, e a gente só vai fazer isso quando a gente conseguir derrubar as barreiras comunicacionais, que são as que mais impedem que esse tratamento seja de igual para igual,” finalizou a professora.

 

O Curso Básico de Libras para profissionais da Saúde acontecerá todas as quartas-feiras no turno da noite.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias