Hoje, 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor. Oficialmente a data comemorativa aos educadores foi criada pelo decreto número 52.682, de 14 de outubro de 1963. Assinado pelo então presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, João Goulart, o decreto declara feriado escolar o dia do professor.
O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, parabeniza a todos os educadores paraibanos, em especial as professoras e professores que lecionam nas escolas estaduais que ofertam vagas às pessoas reclusas nas prisões do estado, bem como parabeniza os policiais penais professores e instrutores.
“Nesta data queremos parabenizar todos os profissionais da educação, em especial aos que atuam no sistema penitenciário da Paraíba, desenvolvendo uma missão importantíssima, um trabalho de ressocialização, contribuição fundamental para que reeducandos, quando saírem da unidade prisional, possam competir no mercado de trabalho. - Nossos parabéns também aos policiais penais - homens e mulheres - professores que ministram os cursos de qualificação profissional aos nossos servidores operacionais e administrativos. Os professores e professoras merecem os parabéns com muita gratidão da Secretaria da Administração Penitenciária”, pontou o secretário.
Atualmente, no sistema prisional paraibano atuam 215 educadores, professoras e professores que têm a missão de alfabetizar, de levar às pessoas em privação de liberdade o ensino fundamental e médio, além de proporcionar o ingresso em cursos de ensino superior.
Origens- A profissãoprofessortem origem na Idade Média. A educação, nessa época, teve forte influência religiosa. A Igreja Católica estabelecia o que deveria ser estudado.
Decreto imperial- No dia 15 de outubro de 1827, no Brasil imperial, Dom Pedro I assinou o decreto que criava o ensino elementar no Brasil. O documento determinava a descentralização do ensino, do salário dos professores, as matérias-base nas salas de aula e o formato de contratação dos docentes.
_______
Ascom/Seap-PB