A partir desta quinta-feira (23) a Prefeitura Municipal de Patos inicia a vacinação contra Covid-19 com bivalente para idosos acima de 70 anos e também para pessoas acima de 12 anos de idade, imunocomprometidas.
O imunizante bivalente deve ser usado somente para dose de reforço para quem já iniciou o esquema vacinal com pelo menos duas doses das vacinas monovalente, com intervalo de 4 meses (120 dias) da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com as vacinas Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante BA.4 e BA.5 - de preocupação no momento.
A adaptação da vacina Pfizer na forma bivalente veio para dar um grau de proteção ainda maior, tendo em vista que já está atualizada contra o vírus original da covid e contra as variantes, a exemplo da Ômicron.
Quem já tomou a quarta dose, por exemplo, há quatro ou mais, e que são pessoas com maior vulnerabilidade, ficam mais sujeitas a reinfecção de forma grave. Portanto, esses primeiros públicos estão iniciando por serem mais vulneráveis. Os demais públicos serão contemplados gradativamente conforme disponibilidade das doses da bivalente.
No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento pessoal, CPF ou cartão do SUS, e principalmente o cartão de vacina que comprove outras doses dos imunizantes que previnem contra Covid-19. As pessoas imunocomprometidas devem apresentar uma comprovação da condição delas.
Pontos diurnos: 8h às 16h
- Igreja do Morro
- UFCG
- Galpão Cultural (Belo Horizonte)
Pontos noturnos: 18h às 21h00
UBS Horácio Nóbrega (São Sebastião)
UBS Aderban Martins (Jardim Queiroz)
UBS Carleusa Candeia (Santo Antônio)
UBS Maria Marques (Jatobá)