Sábado, 20 de Abril de 2024 03:18
83996374402
Entretenimento Literatura

Viúva abre legado de Domingos Montagner e relação com Camila Pitanga

Luciana Lima fala sobre o lançamento da biografia Domingos Montagner - O Espetáculo não Para, escrita pelo jornalista Oswaldo Carvalho

22/05/2022 10h38 Atualizada há 2 anos
Por: João Luis Gomes Fausto Fonte: Metrópoles
Créditos: Michael Melo/ Metrópoles
Créditos: Michael Melo/ Metrópoles

Em 15 de setembro de 2016, durante as gravações da novela Velho Chico, da TV Globo, o Brasil perdeu um de seus galãs da televisão. Domingos Montagner morreu, aos 54 anos, enquanto nadava com a atriz Camila Pitanga no Rio São Francisco. Cinco anos após a tragédia, o ator ganhou a biografia O Espetáculo Não Para, escrita pelo jornalista Oswaldo Carvalho e lançada pela editora Máquina de Livros.

 

A obra narra a trajetória de Domingos desde a infância no Tatuapé, em São Paulo, até se consagrar como um dos maiores atores brasileiros da época. Oswaldo traz o leitor para o dia a dia de Mingo – como era chamado na infância – e sua inquietação até descobrir o mundo artístico. As primeiras experiências no teatro amador, o talento para criar e manipular bonecos, as aulas na Circo Escola Picadeiro, as dificuldades enfrentadas como artista de rua e as viagens pelo mundo em festivais e mais.

 

Além de retratar um lado pouco conhecido de Domingos Montagner como artista circense, a obra caminha até o momento que o ator virou o galã de novelas. Expõe ainda o nascimento dos três filhos de Mingo — Léo, Dante e Antônio —, o casamento com a produtora Luciana Lima e a morte do ator no “velho Chico”.

 

“Espero que o livro resgate a importância de Domingos e de toda a sua geração que aprendeu a arte circense na Circo Escola Picadeiro, em São Paulo, e transformou a cena cultural do Brasil com espetáculos inovadores. Desejo também que inspire muita gente a fazer arte unindo criatividade, rigor e respeito ao público, como acho que Domingos fez”, diz Oswaldo.

 

Em conversa com o Metrópoles, Luciana Lima falou sobre a obra e o legado artístico de Domingos; contou como mantém viva a lembrança do artista para os filhos do casal; lembrou de rumores de que o galã estaria vivendo um affair com a atriz Cleo Pires; e comentou sobre a relação com Camila Pitanga, que estava com Domingos no momento do trágico acidente.

 

 

A produtora contou que viver com Domingos era “estimulante”, e afirmou que o ator ainda é presente na vida dela e dos filhos. Luciana ponderou que, cinco anos após a perda do marido, guarda na memória tudo de bom que viveu com o artista.

 

“Ele é muito presente, em tudo. A referência masculina para filhos homens é tão importante quanto a figura feminina no lugar do acolhimento. A gente vê aquele homem de 1,87 metro chorando na apresentação [dos filhos], emocionado com festa junina, ele era muito sensível. Mas era firme, de trazer conhecimento, valores”, começou ela.

 

Ressignificamos os lugares que íamos em cinco, agora vamos em quatro. É uma saudade de emocionar nesse lugar da lembrança boa. Não o que a gente perdeu, mas fica sempre nesse lugar da memória boa do que viveu.

 

Relação com Camila Pitanga

Luciana ainda garantiu que, apesar de rumores sobre um suposto envolvimento de Domingos e Camila na época da gravação da novela Velho Chico, mantém contato com a atriz sempre que possível.

 

“Sou amiga da Camila, sempre que possível a gente está se apoiando. Ela também é mãe solo, a gente troca nesse lugar. Ficou essa amizade que talvez se não tivesse existido essa fatalidade, a gente talvez não tivesse estreitado também”, explicou a produtora.

 

“Esse laço de afeto que ficou no Domingos permanecem até hoje. Não é com tanta frequência, mas têm alguns artistas que mantém contato hoje. Foi mais um dos presentes que Domingos meu deu foram esses amigos”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias